Tecnologia de Aplicação

É o emprego de todos os conhecimentos técnicos e científicos que propiciem a correta colocação do produto biologicamente ativo no alvo, em quantidade necessária de forma econômica, com o mínimo de contaminação de outras áreas.

Pulverização

Processo mecânico de transformação de uma substância líquida em partículas e gotas.



Aplicação

Deposição de gotas sobre um alvo desejado, com tamanho e densidade adequadas ao objeto proposto.

Bicos KGF


Tamanho de gotas

Na tecnologia de aplicação, as principais funções das pontas "bicos" de pulverização são:

- Determinar a vazão da calda;
- Determinar o tamanho das gotas;
- Definir a forma do jato emitido.


TAMANHO E UNIFORMIDADE DAS GOTAS PRODUZIDAS

Uma pulverização assertiva deve produzir as gotas no tamanho apropriado de acordo com o que o produto e as condições do alvo a ser atingido, e com o mínimo de deriva possível.

Os bicos ou pontas de pulverização são peças de engenharia de precisão para se produzir o tamanho de gotas que se deseja, entre 25 micrômetros ( = milésimos de milímetro ) até mais de 1 milímetro de diâmetro! As variações mais técnicas e de melhor qualidade conseguem também maior uniformidade no tamanho das gotas produzidas.


AS DIFERENTES DE PULVERIZAÇÃO PODEM GERAR GOTAS:

Bicos KGF



A temperatura , a umidade relativa do ar e o vento contribuem para o sucesso ou fracasso da pulverização.

As condições ideais para uma pulverização são:
- TEMPERATURA AMBIENTE > 7 a 30 graus Celsius;
- VELOCIDADE DO VENTO > 3 a 10 km/h;
- UMIDADE RELATIVA DO AR > acima de 55 %
.

O ÊXITO NA APLICAÇÃO DE AGROQUIMICOS

- Bom pulverizador;
- Bom produto químico;
- Operador treinado;
- Boa qualidade da água, pH ideal;
- Condições de clima favoráveis;
- Calibragens e regulagens;
- Escolha correta das pontas de pulverização;
- Manuseio eficiente das pontas.


Bicos KGF

Modelos de bicos de pulverização

Existem diversos tipos de bicos de pulverização, mas os principais são o leque - cuja distribuição do líquido, conforme o nome sugere, se dá como um leque - e o cônico, que tem padrão circular. Os dois são subdivididos em outros modelos que apresentam características diferentes e que impactam na trajetória e no tamanho das gotas. Por isso, é importante conhecer suas fncionalidades. Veja:

Leque plano padrão

Esse tipo de bico constuma ser utilizado em pulverizadores de barra. Por isso, é importante considerar o espaçamento entre cada bico para que os jatos se cruzem e propiciem uma cobertura perfeita das plantas.


Leque plano uniforme

Esse modelo é mais usado em pulverizadores costais, já que faz a distribuição de calda de maneira uniforme, sem necessidades de cruzamento como no caso do leque padrão. Com isso, ele é ideal para aplicação de faixas.

Cone cheio

Esse tipo de bico cônico faz a distribuição de gotas em forma circular cheia e possui uma variedade de ângulos que podem ser ajustados no momento da plicação. Como a distribuição é concentrada no centro, o modelo é indicado para áreas com grande quantidade de folhas.

Cone vazio

Também possibilita o ajuste de ângulos e tem sua distribuição de maneira circular, porém, com o centro do círculo vazio. Desse modo, poucas gotas são distribuidas no centro do cone. Esse tipo de bico produz gotas mais finas e, por isso, é necessário ter cuidado com a deriva.



Dentro destes modelos de ponta de pulverização, existem tecnologias que podem ser agregadas a fim de atender melhor os diferentes tipos de aplicação.

Alguns exemplos são: pré orifício, que reduz a pressão interna do bico e aumenta o tamanho de gotas; indução de ar, que gera gotas aeradas aumentando o seu tamanho e reduzindo o risco de deriva; inclinação do leque, que potencializa a penetração das gotas em culturas fechadas, sem pré orifício, que reduzem a perda de carga e aumentam a velocidade das gotas.


Bicos KGF

Jato Sólido

Produzem um jato sólido de alta velocidade para melhor penetração e incorporação de líquidos no solo. Utilizadas na aplicação de adubos ou inoculantes na linha de plantio.





Definições

MATERIAIS

O material utilizado está ligado diretamente a durabilidade de cada uma e resistência ao desgaste. Os bicos plásticos e os de cerâmica são os mais utilizados, embora haja peças em inox e em latão.


As pontas plásticas duram de 2 a 6 vezes mais que as de latão, aço inox de 4 a 6 vezes mais que latão e as de cerâmicas 20 a 50 vezes mais que latão. Salientamos que a durabilidade depende de vários fatores, como qualidade da água e produtos químicos utilizados, somados a manutenção e limpeza corretas.


Vale lembrar que é fundamental utilizar o mesmo tipo de bico em toda a barra para uma aplicação uniforme.

ÂNGULO DE ABERTURA

Os ângulos de abertura variam entre 20 a 120 graus e são utilizados em pulverizadores de barra e em turboatomizadores. Os mais comuns nos pulverizadores de barra são os de 80 e 110 graus. Quanto maiores os ângulos mais próximos as pontas podem ficar do alvo sem afetar a uniformidade de distribuição de gotas. As pontas mais comuns utilizadas em turbinas são 40°, 60° e 90°. Esta diferença de abertura permite cobertura e penetração variável em todas as partes do alvo.


PRESSÕES

Os bicos são produzidos para trabalhar em ampla escala de pressão (entre 15 a 435 psi). Para turboatomizadores geralmente temos pressões de trabalhos de 3 a 10 bar, em pulverizadores de barra as pressões de recomendação para evitar desgaste precoce ficam entre 2 e 6 bar.

O PULVERIZADOR E O TURBOATOMIZADOR

A proteção da lavoura contra as pragas, doenças e insetos e a disponibilização de nutrientes para as plantas estão entre as principais práticas para assegurar a produtividade no campo. E para garantir que os produtos utilizados atinjam o alvo desejado, é recomendado o uso de um pulverizador agrícola grande.


Mas quais as diferenças entre ambos?
- PULVERIZADOR DE BARRAS: é projetado para culturas que suportam velocidades de ar baixas, variando, utilizados em culturas características da cereais, grãos e gramíneas em geral.


- TURBOATOMIZADOR: é utilizado em culturas perenes que suportam velocidades de ar elevadas, características da fruticultura e horticultura comercial.

Atendimento Bicos KGF
Olá, fale conosco por WhatsApp!